Como tirar imperfeições da madeira

Olá leitores do Como Pintar,

Neste artigo aprenderemos qual é o nome da massa que pintores usam para tirar imperfeições da madeira e como usar a mesma para remover defeitos em portas, móveis ou pisos de madeira. Pois só conseguimos um bom resultado na pintura utilizando a massa certa para corrigir os defeitos da madeira antes de envernizar ou pintar.

Qual o nome da massa que pintores usam para corrigir defeitos em madeiras?

Resp: Não existe um nome certo, pois cada fabricante de tinta da um nome diferente para seu produto, porém, esse tipo de material é mais conhecido como massa própria para madeira, quero dizer; quando for comprar esse produto, diga para o vendedor  que deseja comprar massa própria para tirar imperfeições na madeira.

Qual os tipos de massa que podemos usar para tirar defeito da madeira antes de envernizar ou pintar?

Basicamente existem dois tipos de massa para tapar buracos em madeira, ou melhor dizendo; existe massa de cor/tingida  na cor da madeira que é utilizada para tirar defeitos antes de envernizar a porta ou móvel e massa branca que é usada para alisar e tirar defeitos das portas antes de pintar.

Massa de cor/tingida ou colorida:

A massa de cor é aquela que pintores usam para corrigir defeitos das madeiras antes de envernizar, vou passar um exemplo na prática deste tipo de material: Quando vamos envernizar uma porta de madeira na cor mogno e a porta está com um pequeno defeito o que devemos fazer? Nesse caso devemos comprar massa própria para madeira na cor mogno, pois a massa já estará na mesma cor da madeira e quando aplicarmos a massa sobre o buraco quase não notaremos o defeito.

Então você me pergunta: e a massa branca de madeira, onde podemos usar a mesma?

5. Lixamento web

A massa branca própria para madeira é utilizada na correção e alisamento de portas antes de pintar, quero dizer; quando observamos uma porta pintada de branco bem lisinha e perfeita, isso quer dizer que foi usado massa branca para alisar a porta antes de pintar, porém, também existe a massa rápida que é utilizada na pintura laca para tirar defeitos em madeira, sendo que, não vem ao caso falar agora deste tipo de material.

Enfim, segue o procedimento para tirar imperfeições em madeira antes de envernizar:

1º Passo: Lixe a madeira da porta ou móvel com lixa de nº 150 e remova a poeira.

2º Passo: Pegue um pouco de massa própria para madeira com uma espátula e passe sobre o defeito.

3º Passo: Se a massa aplicada minguar é necessário aplicar outra demão de massa sobre o defeito da madeira até nivelar o buraco com a superfície.

4º Passo: Após corrigir o  buraco da madeira, devemos lixar o mesmo com lixa de nº 150 e remover a poeira.

Finalização: Aplique três demão de verniz sobre a madeira obedecendo o intervalo de secagem do verniz que é sugerido pelo fabricante.

Dica em vídeo de como nivelar defeitos da madeira:

Conclusão: Esse procedimento também serve para tirar defeitos da madeira para pintura de branco, porém, nesse caso devemos usar massa própria para madeira na cor branca. Espero ter ajudado. Boa pintura!

Divulgue seu negócio AQUI é grátis!

37 respostas a Como tirar imperfeições da madeira

  1. sirlene disse:

    gostei muito por favor pode me dizer massa rapida e o nome que uso para conprar

    • Freitas disse:

      Sirlene,

      É isso mesmo, quero dizer; o nome da massa é massa rápida, porém, também existem outras massas.

      Dica: Procure uma casa de tinta e peça mais informações ao vendedor de tintas.

      • antonio Miguel Maia disse:

        Ficamos felizes pois a arte de criar e recrias só quem tem somos nós seres humanos,e isso e um dom uma dadiva divina

  2. Mercia satiro disse:

    Obrigada pelas orientações pois estou precisando reformar um movel e não sabia por onde começar. valeu mesmo.

  3. Dora disse:

    Ótimo, estou reformando uma escrivaninha antiga, cheia de buracos de caruncho e já tinha visto falar em massa corrida, fiquei em dúvida, foi no ponto em que eu estava precisando!Sem rodeios. Esclarecedor.O passo-a-passo é ótimo. Obrigada!

  4. Fabíola disse:

    O quarto dos meus filhos é feita toda de tabique(madeira) e resolví reformar passando massa para depois pintar da cor escolhida,no caso essa parede ficaría parecida com a de alvenaria. Mas para meu azar já gastei mais de 4 galão de massa nos dois quarto e toda vez que seca aparece rachaduras.Mesmo assim pintei o da minha filha de rosa e o do meu filho de azul, mas tá tudo rachado.Ficou horrível, o que faço? O que os pedreiros fizeram que deu errado? Me ajudem por favor!

    • Freitas disse:

      Fabiola,

      Entendo que só a massa corrida ou acrílica poderá eliminar essas rachaduras, ou seja; você precisa fazer uma revisão nessa pintura, quero dizer; emassar novamente para corrigir os defeitos/rachaduras e pintar novamente.

      Enfim, só mesmo uma revisão poderá eliminar esses defeitos na pintura.

  5. Pingback: Como pintar porta de madeira

  6. maria disse:

    pintei minha porta com esmalte sintético e ficou tudo enrugado o que eu faço?

    • Como Pintar disse:

      Maria,

      Aguarde a secagem completa da pintura por 48 horas e depois lixe bem a parte que está enrugada com lixa de nº 150.

      Após fazer isso é só repintar a superfície novamente, porém, prepare a tinta corretamente e aplique a mesma de forma homogênea e perfeita.

  7. Murillo disse:

    Bom dia,

    Estou quebrando a cara na pintura de uma suporte de madeira que inventei… Passei a massa, lixei e pintei. Mas agora quando fui ver ficou cheio de irregularidades, como buracos e depressões. Gostaria de saber se posso passar a massa sobre a pintura para corrigir estas imperfeições, em seguida lixar e pintar novamente. Obrigado e parabéns pelo site.

    • Como Pintar disse:

      Murillo,

      Você pode sim passar massa sobre a pintura para remover imperfeições e depois lixar e pintar novamente.

      Enfim, lembre-se de deixar a massa secar bem para poder lixar a mesma.

  8. josiane stupp disse:

    minha parede ja e pintada eu preciso lixar para passar a massa? e outra pergunta eu posso aplicar papel de parede apos a cobertura das imperfeições e nivelamento de minha parede de madeira?
    ,,,

    • Como Pintar disse:

      Josiane,

      É sempre bom lixar a parede e remover a poeira antes de emassar.

      Enfim, você pode sim aplicar de papel de parede sobre a madeira após fazer a correção das imperfeições.

  9. Pingback: COMO PINTAR MADEIRA

  10. Doroteu disse:

    Fiz uma cava para colocar a dobradiça na altura errada no portal, troquei a dobradiça de lugar e corrigi o problema,porém, agora, preciso tampar e corrigir o local onde estava a dobradiça errada, há alguma forma para se fazer esta correção?

  11. emmerson disse:

    o modo mais rapido e misture cola demadeira com serage bem fina mecha bem e tape o buraco apos secagem liche bem o lugar e emasse bem no nivel liche e pinte .

  12. MArcos disse:

    Para nivelamento da superfície de madeira (portas) pode ser utilizada massa acrílica?

  13. Liziane Miguel disse:

    Gostaria de saber se posso utilizar essa massa depois que a madeira já foi pintada? Eu fui pintar uma mesa de branco e logo percebi que não estava ficando muito boa.

    Obrigada.

  14. Anônimo disse:

    Gostei pois estou tratando um madeira para ser pintada e estava com muita duvida obrigada!

  15. Walquiria disse:

    O colocador do rodapé de MDF e tampou com F12 os buracos dos pergos , a massa F12 secou como posso retirar sem danificar o radapé?

  16. ivonnisallis@uol.com.br disse:

    Amei a materia, só gostaria de saber se devo pintar a porta de uma cor e o caixão de outra.

  17. begail disse:

    boa tarde trabalho com pinturas de moveis antigo mas estou com dificuldade pra acerta a tinta acerta o a cor antiga da madeira gostaria muito ke vcs me ajudasse

  18. Ludmilla disse:

    boa noite. O portal da porta de madeira está rachado com uma lasca de madeira saindo na ponta da Madeira. Gostaria de saber se a massa sela essas trincas ou se devo comprar um portal novo e também a porta. Obrigada

  19. Yoracy Berg disse:

    Aprecio muito suas informações profissionais,FREITAS, e sua paciência. Qdo. precisar, consul-
    tarei aqui. Bençãos do Eterno para voce.

  20. Eliete Rocha disse:

    Freitas de todos os sites que procurei na internet para me auxiliar na pintura dos meus móveis, esse foi o melhor! Bem esclarecedor, sempre que eu precisar vou consultar. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos. Deus te abençoe

  21. Daniel disse:

    Quero ter mais informação.

  22. Ronilda disse:

    Freitas Deus te abençõe por compartilhar seus conhecimentos, pintei um guarda roupa de branco com tinta esamlte sintetico a base de agua, porem em algumas partes nao ficou lisinho deu umas bolhinhas acho que o rolinho ja estava danificado,o que posso fazer para resolver esse problema? pretendo dar outra demão de tinta. obrigada

    Ronilda

    • Freitas RJ disse:

      Ronilda,

      A solução agora é deixar a pintura secar bem para poder lixar as partes danificadas com lixa de nº 180 ou 220 e depois remover a poeira para poder repintar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esta entrada foi publicada em Pintura de Madeira, Pintura de MDF. Adicione o link permanente aos seus favoritos.
Este conteúdo foi útil para você?

O que você está procurando?