Conheça o nome por trás das artes do BBB postadas no perfil @petitabel – Correio Braziliense

Conheça o nome por trás das artes do BBB postadas no perfil @petitabel – Correio Braziliense

Adriana Izel

postado em 24/04/2020 06:05

[FOTO1583259]
A quarentena estipulada como contenção do novo coronavírus no Brasil deu oportunidade ao ilustrador e designer Abel Marcelino de voltar a se dedicar mais à criação de desenhos que são publicados nas páginas nas redes sociais (@petitabel, no Instagram, e @petitabell, no Twitter).

A trajetória do baiano na web costuma ser pautada pelo ativismo, com ilustrações sobre o meio ambiente, causas indígenas e LGBTs e questões ligadas às minorias, que, inclusive, o levaram a fazer sucesso fora do Brasil. No entanto, o novo boom de Abel Marcelino nos últimos dias ocorreu graças ao fanarts da atual edição do Big brother Brasil, ilustrações dos participantes que ele compartilha na web e viralizam nas redes sociais. O sucesso é tanto que já rendeu pedidos dos fãs para que o artista integre uma eventual nova temporada do reality como desenhista.

;Fiz faculdade de artes e design, e o desenho sempre foi uma forma de falar o que não consigo dizer. Muita gente só me descobriu agora. Foi algo gradual. Mas minha primeira ilustração que viralizou foi sobre o desastre de Mariana (MG). Depois durante o período dos incêndios na Amazônia fiz algumas ilustrações e teve uma repercussão absurda. Exibiram minha ilustração num jornal português;, lembra.

O artista ainda cita uma tirinha sobre violência contra mulher e uma arte sobre três tipos diferentes de beijos que viralizaram, por conta do compartilhamento de páginas como Quebrando o tabu e Mídia Ninja e até da atriz Paolla Oliveira nas redes sociais.

A transição para o entretenimento neste momento aconteceu, também, graças ao ativismo. Abel viu alguns comentários na web sobre um possível relacionamento abusivo entre dois participantes do BBB e fez uma ilustração sobre o fato. O desenho fez sucesso nas redes e o artista resolveu investir, mas se apoiando mais no entretenimento, principalmente, por agora ser um momento em que o escapismo se mostra necessário para desopilar em meio a tantas notícias ruins.

;Com esse boom do BBB, tenho recebido um feedback das pessoas de que meu trabalho tem dado uma sensação boa para elas. Esse é o papel da arte também;, avalia. Entre as ilustrações mais comentadas de Abel sobre o BBB na web, estão as imagens de Babu, Manu, Rafa e Thelma dançando o hit de Dua Lipa, Don;t start now. ;Tenho tentado produzir tudo que as pessoas pedem. Faço sem medir esforços;, diz sobre as muitas ilustrações do reality, inclusive aquelas que remetem a fatos acontecidos algumas horas antes.

Uma publicação compartilhada por (@petitabel) em

Uma publicação compartilhada por (@petitabel) em